quarta-feira, 13 de maio de 2009

A VIDA CONTINUA...



Os dias eram tristes na vida daquela família... um ente muito querido tinha partido ao encontro do Pai, mas a vida precisava continuar, tinha que continuar!
Sara sentia a falta do pai, porém as brincadeiras com as amiguinhas e com o irmãozinho, acabavam por preeencher os tempos livres daquela criança.
A rotina de Sara agora era diferente. Durante todo o dia até ao entardecer, Sara, sua mãe e seu irmãozinho ficavam em casa, onde moravam com seu papai, pois tinham um pequeno comércio, e à noite dormiam na casa da vovó, pois agora a familia tornava-se mais frágil por não ter a presença paterna em casa.
Todas as manhãs, muito cedinho, Sara saia com sua mãe e seu irmão mais novo a caminho de casa. Aquele percurso era uma diversão para as crianças, pois saiam catando sementes que encontravam nos caminhos, corriam pela areia branquinha até chegarem em casa. Os vizinhos e amigos olhavam aquela família com sentimentos de tristeza pela perda dolorosa de um bom homem, um pai de familia. Mas Sara e seu irmãozinho só queriam brincar e brincar.
Alguns anos se passaram. A mãe da Sara agora era pai e mãe de seus filhos, crianças que precisavam ser educadas para o mundo. A vida tornou-se muito árdua e difícil, mas a familia estava sempre unida e presente para tudo, e em todos os momentos. O pequeno comércio foi-se acabando aos poucos e a mãe de Sara valia-se da costura para ajudar no orçamento da casa. Os fregueses às vezes pagavam e outras vezes não, e essas atitudes não ajudavam muito a familia.
Sara começou seus estudos na casa de uma senhora chamada Maria do Carmo. Era sua professora e de outras poucas crianças. Ali aprendeu as primeiras letrinhas e números. Mais tarde, já alfabetizada, entra numa escola e ali também aprende a somar mais amiguinhos, com quem partilharia parte de sua infância. Ali fez até a 2ª série escolar.
A cidade onde morava não oferecia muitas oportunidades. Tudo era muito precário, e principalmente no que dizia respeito à saúde de um modo geral. Isso foi uma das causas que fizeram com que a Sara deixasse sua casa, seus amiguinhos, sua familia, para ir morar numa outra cidade, com seus tios que também eram seus padrinhos. Outra cidade, outro Estado... outra vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário